VITAMINA D

Assunto que intriga a todas as especialidades médicas e pacientes. Ao contrário do que muitos pensam, a vitamina D, não é apenas umas “vitamina” e sim um HORMÔNIO, produzido pela pele através da exposição solar. Mas afinal, porque é tão importante: a vitamina D é

VITAMINA D

TIREOIDE

Semana internacional da tireoide, então vamos falar um pouquinho desta glândula tão pequena mas de fundamental importância nas nossas vidas! Glândula que fica na base do pescoço responsável pela produção dos hormônios tireoidianos (T3 e T4). Que tem importância fundamental no funcionamento do cérebro, coração,

TIREOIDE

TIREOIDE E GESTAÇÃO

E sempre muito importante para as mulheres que planejem engravidar dosar os hormônios tireoidianos, previamente a gestação, uma vez que eles têm um papel importantíssimo na formação neurológica do bebê nas primeiras semanas no útero. As doenças da tireoide na mãe podem levar a consequências

TIREOIDE E GESTAÇÃO

MASTOLOGIA

É a especialidade que estuda, diagnostica, trata e previne as alterações e doenças das glândulas mamárias. As patologias mamárias podem acometer homens e mulheres. Entre as pacientes jovens predominam as patologias benignas como os cistos, mastalgia e os nódulos, pruncipalmente os fibroadenomas. Com o avançar

MASTOLOGIA

ATROFIA VAGINAL

A atrofia vaginal consiste na diminuição da espessura da superfície da vagina. É um sintoma característico e progressivo decorrente da diminuição do hormônio estrogênio, mais marcante com o início do climatério. Os sintomas podem evoluir de desconforto, prurido e dor local, até dispareunia (dor na

ATROFIA VAGINAL

CIRURGIA ROBÓTICA

A inteligência artificial no mundo da medicina chegou para ficar! O “Da Vinci”, robô especializado em cirurgia permite uma visão ampla, com maior capacidade de zoom e maior precisão dos movimentos do cirurgião. É uma excelente ferramenta para o tratamento de endometriose, com menor risco

CIRURGIA ROBÓTICA