Nódulo de mama

nodulo de mama

Conhecida como nodulectomia, a cirurgia para retirada de nódulo de mama é considerada relativamente simples e rápida. É feita através de um pequeno corte, com anestesia local ou geral. O procedimento é seguro, mas, em alguns casos, pode gerar complicações como, por exemplo, dor, hemorragia, infecção, alteração da sensibilidade dos seios e surgimento de cicatrizes queloidianas ou hipertróficas.

 

Veja também:

 

Pré-cirurgia do nódulo de mama

 

Antes da operação, o médico responsável deverá, durante uma consulta, orientar a paciente sobre os cuidados que precisa ter. Além disso é importante questionar sobre alergias a remédios e medicamentos que utiliza com frequência. Embora variem conforme o caso e a pessoa, costumam incluir:

 

  • Fazer jejum por 8 a 12h, tanto de alimento quanto de líquidos;
  • Interromper o uso de alguns medicamentos, sobretudo aspirina e outros que possam afetar a coagulação.

 

Alguns dias antes da cirurgia (após já ter sido diagnosticado e indicada a realização da cirurgia), também poderão ser solicitados exames de sangue e avaliação do cardiologista, por exemplo.

 

Como a retirada do nódulo de mama é feita?

 

Um pequeno corte é feito na mama e o tamanho e localização da incisão depende de cada caso. O procedimento costuma ter duração de uma hora, mas varia de acordo com o caso e de quantos nódulos existirem.

 

A cirurgia pode ser feita com anestesia local quando a lesão é pequena, mas, caso seja mais volumosa ou tenha mais de um nódulo, a anestesia utilizada é geral.

 

Pós-cirurgia

 

O grau de complexidade da cirurgia influencia diretamente na recuperação da paciente. É comum, no entanto, que a mulher permaneça de um a dois dias se recuperando no hospital antes de ter alta. Neste período de internação, o médico poderá manter um dreno retirando líquido da mama para evitar o desenvolvimento de um seroma (acúmulo de líquido abaixo da pele). Só será retirado quando o médico entender ser indicado, podendo em alguns casos ir para casa com ele.

 

Além disso, poderá ser receitado um analgésico para o caso de sentir dores nos primeiros dias após a cirurgia. Também pode ser recomendado usar continuamente um sutiã que proporcione contensão e sustentação às mamas.

 

Por fim, para garantir que a recuperação seja rápida e bem-sucedida, indica-se manter repouso, evitar grandes esforços e não levantar os braços acima dos ombros por, pelo menos, 7 dias. A paciente deve estar atenta a sinais de infecção como, por exemplo, dor intensa, vermelhidão, inchaço ou saída de pus no local do corte. Assim, caso ocorra, é preciso procurar o médico responsável imediatamente.

Equipe Médica

A Clínica Wajman conta com médicos especialistas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia,  Endocrinologia,  Reprodução Humana e Estética Íntima. Toda a expertise profissional para cuidar de você. Entre em contato conosco.

Redes Sociais

Contato