OSTEOPOROSE: O QUE É?

A osteoporose ocorre quando existe um desbalanço entre a formação e reabsorção óssea, diminuindo a densidade óssea e maior susceptibilidade às fraturas.

A genética exibe uma forte influencia no desenvolvimento da osteoporose, mas fatores ambientais também são importantes, tais como a vitamina D, absorção de cálcio, uso de algumas medicações como anticonvulsivantes, lítio, e corticoesteroides. Fatores de risco:

1. Familiar de primeiro grau com osteoporose com fratura de fragilidade
2. Deficiencia de vitamina D
3. Baixa absorção/ingesta de cácio
4. Uso de corticoesteroides
5. Artrite reumatoide
6. Uso de anticonvulsivantes
7. Menopausa
8. Tabagismo e uso de álcool excessivo

O diagnóstico e realizado pela densitometria óssea. Mulheres acima dos 65 anos e homens acima dos 70 anos tem indicação de realizar o exame. Ou pacientes que possuam fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose tais como artrite reumatoide e uso de corticoide por mais de 3 meses.

Tratamento:

O item inicial do tratamento da osteoporose consiste na reposição de vitamina D, aporte correto de cálcio (pelo menos 3 porções de leite e derivados ao dia) e atividade física buscando fortalecimento de musculatura e equilibro visando diminuir o risco de quedas.

Existem diversas medicações, cada uma com sua indicação, contra indicação e efeitos colaterais. Busque o endocrinologista para maiores informações.

No Comments

Post A Comment