O Brasil é o país que mais realiza cirurgias íntimas no mundo. Todos os anos, milhares de mulheres procuram especialistas para realizar os mais diversos procedimentos. O principal deles é a ninfoplastia, uma cirurgia plástica vaginal que consiste na redução dos pequenos lábios.
Nesse sentido, a intervenção é feita em pacientes com hipertrofia nesta região, que causa dor durante as relações sexuais, ou que se sentem incomodadas esteticamente. Quando for indicada, a plástica vaginal também pode alterar o tamanho e o formato dos grandes lábios.
Veja também:
Benefícios da plástica vaginal
Os benefícios da ninfoplastia incluem, por exemplo melhorar a autoestima de mulheres que ficam envergonhadas com o próprio corpo; prevenir infecções, pois pequenos lábios volumosos podem levar ao acúmulo de secreções de urina; e melhorar o desempenho sexual.
Como é feita a cirurgia?
Normalmente, utiliza-se anestesia local, raqui ou peridural com sedação simples, ou até anestesia geral endovenosa, sem necessidade de intubação. O procedimento dura, em média, uma hora. O cirurgião corta os pequenos lábios, retira parte da gordura e reconstrói suas estruturas. A sutura pode ser feita com fios absorvíveis pelo organismo ou com pontos comuns, que devem ser retirados no consultório médico após cerca de 8 dias, ou pode ser realizado por laser
Em geral, a mulher pode ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte à operação e retomar suas atividades rotineiras após 10 a 15 dias, de acordo com o caso. No entanto, para voltar a ter relações sexuais e fazer exercícios, deve-se esperar de 40 a 45 dias. O resultado final poderá ser visto após 6 meses.
As recomendações pós-cirúrgicas ainda incluem outros cuidados como, por exemplo:
- Não ficar sentada por muito tempo, manter pernas pouco elevada
- Usar calcinhas de algodão, roupas leves e folgadas;
- Drenagem linfática é recomendada para diminuir a dor, o inchaço e facilitar a cicatrização;
- Manter a região íntima limpa e seca, utilizando compressas frias, limpando com água ou soro fisiológico após as necessidades e protetor íntimo macio;
- Medicamentos, receitados pelo médico, podem ajudar a aliviar desconfortos;
- Não dirigir nos primeiros dias, pois a posição é desfavorável e pode causar dor.