A deficiência de ferro no organismo é a principal causa de anemia durante a gravidez. É uma situação considerada normal, sobretudo entre o segundo e o terceiro trimestre da gestação. Isso acontece porque a redução da quantidade de hemoglobina no sangue aumenta a necessidade do nutriente, o que pode prejudicar a mãe e o bebê.
Veja também:
Riscos
Durante a gravidez, existe um aumento na quantidade de sangue para a formação de tecidos e órgãos do feto. Por isso, a necessidade de ferro no organismo também é maior. A deficiência do nutriente pode fazer com que o bebê não se desenvolva corretamente. Na gestante, pode causar cansaço e sono excessivos.
Portanto, se não for tratada, a anemia pode afetar o desenvolvimento da placenta e gerar problemas como, por exemplo, parto prematuro, aborto, baixo peso do bebê e dificuldade de crescimento.
Sintomas de anemia
As manifestações clínicas da anemia na gravidez são pouco específicas e podem ser confundidas com sintomas da própria gestação. As principais são:
- Tontura;
- Cansaço;
- Pele pálida;
- Dor de cabeça;
- Falta de apetite;
- Dor nas pernas;
- Olhos descolorados;
- Sono excessivo;
- Queda de cabelo, em alguns casos.
Por isso, para confirmar o diagnóstico, é necessário fazer exames de sangue durante o pré-natal. Desse modo é possível avaliar a quantidade de hemoglobina e ferritina presentes no sangue.
Tratamento para anemia
O tratamento costuma ser bem simples, na maioria dos casos. A principal solução é ter uma alimentação adequada, retirando alguns alimentos do cardápio como, por exemplo, o café, pois dificulta a absorção do ferro.
Portanto, é importante que durante a gravidez a mulher deve consumir muito mais alimentos com ferro, de forma a assegurar seu bem-estar e do próprio bebê. O nutriente pode ser encontrado, sobretudo, nas carnes vermelhas, assim como mariscos, aves, cereais, folhas verdes e frutas secas, por exemplo.
Se, ainda assim, a gestante necessitar de reforço nutricional, existem suplementos que não são prejudiciais ao bebê e que ajudam a aumentar a quantidade de ferro no corpo. No entanto, podem causar constipação (prisão de ventre). Além disso, consumir vitamina C ajuda a prevenir a falta de ferro, pois ajuda o organismo a assimilar melhor os componentes dos alimentos.