Cisto de ovário

cisto no ovario

O cisto de ovário tem origem no crescimento anormal de células formadas dentro ou fora do ovário. Dessa forma, produz estruturadas parecidas com bolsas de líquido. Essa alteração pode surgir várias vezes ao longo da vida de uma mulher em idade fértil, sobretudo entre 15 e 35 anos.

 

Cistos ovarianos podem provocar dor pélvica, atraso na menstruação ou dificuldade para engravidar. Normalmente é benigno e desaparece após algum tempo sem necessidade de tratamento ou com auxílio de medicação. No entanto, conforme suas características, pode ser indicada uma cirurgia para removê-lo.

 

Veja também:

 

Como é feita a cirurgia para cisto de ovário?

 

Em geral, o método que costuma ser indicado para retirada do cisto de ovário é a cirurgia convencional, videolaparoscopia, ou hoje modernamente através da técnica de cirurgia robótica.

 

A técnica convencional é aquela em que é realizada uma incisão no abdômen, em torno de 14 cm, que pode ser transversal como uma cesárea ou longitudinal, a depender do tipo e tamanho do cisto.

 

O procedimento de videolaparoscopia se inicia com pequenas incisões (3 ou 4) de aproximadamente 1 cm, sendo uma na região umbilical e de fossas ilíacas. Através do corte é inserido um tubo que libera dióxido de carbono na cavidade abdominal, distendendo-a e proporcionando uma melhor visualização do local. Assim, com a cavidade distendida, é inserido o videolaparoscópio que emite imagens em tempo real para um monitor. Desse modo, o médico consegue ter uma visão melhor das estruturas internas para uso dos instrumentos cirúrgicos e remoção total do cisto.

 

Já o procedimento de cirurgia robótica se inicia como uma videolaparoscopia (incisões de 4 a 5 de cerca de 1 cm). Entretanto, há a colocação dos braços do robô, que será movido e orientado totalmente pelas mãos do cirurgião, que estará sentado num console ao lado da paciente com uma visão 3D e Full HD. Esta técnica permite uma visão perfeita da estrutura a ser operada, com uma precisão maior.

 

Pós-cirurgia

 

Depois de finalizada a cirurgia de remoção do cisto de ovário, são feitas suturas e o fechamento das incisões. A paciente deve permanecer em observação. A videolaparoscopia e a cirurgia robótica permitem uma recuperação rápida, de modo que a alta hospitalar é dada depois de um a dois dias do procedimento. São considerados minimamente invasivo e seguros, de forma que a dor e os desconfortos desapareçam em até 48h.

 

Além disso, a paciente deve estar atenta a complicações como, por exemplo, febre, dor intensa, ardência ao urinar e vermelhidão no local. Caso apresente estes sintomas é necessário procurar o médico responsável imediatamente.

 

É importante informar que o tratamento cirúrgico não garante que a mulher não desenvolverá novos cistos no futuro, pois é um risco natural existente em toda a idade fértil.

Equipe Médica

A Clínica Wajman conta com médicos especialistas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia,  Endocrinologia,  Reprodução Humana e Estética Íntima. Toda a expertise profissional para cuidar de você. Entre em contato conosco.

Redes Sociais

Contato