O aumento da pressão arterial durante a gravidez é, sem dúvida, uma condição que pode comprometer a saúde tanto da mãe quanto do bebê. Assim, mulheres que já sofriam de hipertensão devem redobrar os cuidados ao engravidar, entretanto também pode ocorrer em quem nunca havia apresentado o problema. Portanto, neste caso é chamado de doença hipertensiva específica da gestação (DHEG).
Veja também:
O (DHEG) é um distúrbio comum e pode se apresentar em duas formas: pré-eclâmpsia e eclampsia.
- Pré-eclâmpsia: consiste no aumento da pressão arterial junto à eliminação de proteína pela urina. A complicação costuma ter início após a 20ª semana de gestação;
- Eclampsia: ocorre quando a pré-eclâmpsia não é tratada de forma adequada. É a reta final da doença, que se caracteriza pela pressão muito elevada junto a outros sintomas graves como, por exemplo, convulsões e inchaços.
Causas da hipertensão
Não há uma causa definida para a hipertensão na gravidez, mas existe um consenso de que pode ser resultado da má adaptação do organismo à nova condição. Além disso, outra motivação pode ser uma alimentação desequilibrada e o sedentarismo.
Contudo, o caso pode ser considerado crítico se a gestante, além da hipertensão, sentir dores de cabeça e abdominais, visão comprometida bem como inchaço em todo o corpo.
Cuidados
Além da prática de atividade física e de uma alimentação saudável, é fundamental que a gestante tenha acompanhamento frequência com obstetra e cardiologista; antes, durante e depois da gravidez. Normalmente, o quadro volta ao normal logo após o parto, no entanto existe a possibilidade de acontecer novamente em uma futura gestação.
Não se pode prevenir a pré-eclâmpsia, mas com um acompanhamento pré-natal adequado, ganho de peso controlado e dieta com baixo teor de sódio é possível evitar que o caso se agrave. Além disso, cuidar do corpo e da mente é fundamental para uma gestação tranquila e saudável. Além do que já foi citado, dormir bem, fazer exercícios que relaxem bem como seguir as orientações médicas à risca são atitudes que farão a diferença.