Miomas são tumores benignos, não cancerosos, que surgem no tecido muscular que forma o útero, principalmente durante a idade fértil. A localização pode variar, bem como seu tamanho, que pode ser quase invisível ou então muito grande.
Além disso, esse tipo de tumor é muito comum e afeta cerca de 50% das mulheres entre 30 e 50 anos. Em geral não apresenta sintomas, mas, quando aparecem, podem ser cólicas, sangramentos ou então dificuldade para engravidar.
Veja também:
Em um quadro de mioma, uma única célula se divide de forma repetida e desenfreada, criando, assim, uma massa distinta dos tecidos próximos. Os padrões de crescimento variam, portanto podem se desenvolver tanto de forma lenta quando rapidamente ou ficar do mesmo tamanho.
Tipos de miomas
- Subseroso: quando estão localizados na parte mais externa do útero e, normalmente, cresce para fora. Entretanto não costuma afetar o fluxo menstrual, mas pode ser desconfortável por conta do tamanho e da pressão sobre outros órgãos;
- Intramural: em que o mioma aparece dentro das paredes do útero e se expande, fazendo com que o órgão aumente de tamanho. É um tipo mais comum e que provoca um intenso fluxo menstrual, bem como dor pélvica e sensação de peso;
- Submucosos: surgem dentro da cavidade do útero. São miomas menos comuns que provocam intensos e prolongados fluxos menstruais.
O mioma uterino pode ser causado por mudanças genéticas; fatores hormonais, pois pode haver desequilíbrio no estrogênio e na progesterona, que estimulam o desenvolvimento do endométrio durante os ciclos menstruais; ou outros fatores de crescimento.
Sintomas
Nem todas as pacientes apresentam sintomas. Isso pode variar de acordo com a quantidade de mioma, o tipo e o tamanho. Os principais sintomas são, por exemplo:
- Perda maior de sangue durante a menstruação;
- Período menstrual mais longo;
- Cólicas e dores abdominais;
- Aumento do tamanho do útero;
- Sintomas de prisão de ventre;
- Muita vontade de urinar ou incontinência urinária;
- Dor durante contato íntimo;
- Dificuldade para engravidar.
Diagnóstico de miomas
O mioma uterino, normalmente, é encontrado durante um exame ginecológico de rotina. Assim, caso o médico sinta irregularidades na forma do seu útero e suspeite da presenta do tumor, pode solicitar exames como, por exemplo, ultrassonografia transvaginal, histeroscopia e histerossalpingografia, e ressonância magnética.
Tratamento
No caso de pacientes em que o mioma não apresenta sintomas, ou somente sinais leves, é preciso apenas fazer acompanhamento médico sem necessidade de tomar medicamento ou passar por cirurgia.
O tratamento é indicado para mulheres cujos sintomas intensos atrapalham o seu dia a dia ou que estão tentando engravidar.
Tipos de tratamentos cirúrgicos:
-
- Embolização;
- Miomectomia videolaparoscópica;
- Miomectomia por cirurgia convencional;
- Por videohisteroscopia;
- Por cirurgia robótica.