Osteoporose

osteoporose

A osteoporose ocorre quando existe um desequilíbrio entre a formação e reabsorção óssea, diminuindo sua densidade e, assim, provocando maior susceptibilidade às fraturas.

 

Sem dúvida, a genética exibe uma forte influência no desenvolvimento da doença, mas fatores ambientais também são importantes como, por exemplo, a vitamina D, absorção de cálcio, uso de algumas medicações como anticonvulsivantes, lítio e corticosteroides.

 

Veja também:

 

Subtipos de osteoporose 

 

Existem dois subtipos de osteoporose: primária e secundária.

 

A osteoporose primária pode ser decorrente do envelhecimento ou então logo após a menopausa, devido à diminuição abrupta de estrógenos.

 

Já a osteoporose secundária pode ocorrer devido à deficiência de vitamina D, uso de corticosteroides, bem como inflamações sistêmicas ou algumas doenças endócrinas como, por exemplo, o hipertireoidismo e, nos homens, devido à diminuição da testosterona.

 

Fatores de risco

 

  • Familiar de primeiro grau com osteoporose com fratura de fragilidade;
  • Deficiência de vitamina D;
  • Baixa absorção/ingesta de cálcio;
  • Uso de corticosteroides;
  • Artrite reumatoide;
  • Uso de anticonvulsivantes;
  • Menopausa;
  • Tabagismo e uso de álcool excessivo.

 

Sintomas de osteoporose 

 

Na maioria das vezes, a doença é assintomática. No entanto, quando já avançada, pode se apresentar como fratura de fragilidade. Ou seja, aquela em que um trauma mínimo, como queda da própria altura, por exemplo, gera uma fratura. Os locais mais propensos a fraturas de fragilidade são coluna, colo de fêmur e punho.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico é realizado pela densitometria óssea. Mulheres acima dos 65 anos e homens acima dos 70 anos têm indicação de realizar o exame de forma anual ou bianual. Além disso, pacientes que possuem fatores de risco para o desenvolvimento de osteoporose, tais como artrite reumatoide e uso de corticoide por mais de 3 meses, também podem realizá-lo.

 

Tratamento

 

Em primeiro lugar, o tratamento da osteoporose consiste na reposição de vitamina D, aporte correto de cálcio (pelo menos 3 porções ao dia) e atividade física, buscando fortalecimento de musculatura e equilibro para diminuir o risco de quedas.

 

Existem diversas medicações, cada uma com sua indicação, contraindicação e efeitos colaterais. Busque o endocrinologista para maiores informações.

 

Prevenção de osteoporose 

 

A prevenção consiste na prática de atividade física bem como na ingestão adequada de cálcio. Ou seja, 3 doses ao dia de leite e derivados bem como vitamina D dentro do valor de referência. Portanto, para um indivíduo saudável, sem comorbidades, 20ml/dl é o ideal.

 

Fonte: SBEM

Equipe Médica

A Clínica Wajman conta com médicos especialistas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia,  Endocrinologia,  Reprodução Humana e Estética Íntima. Toda a expertise profissional para cuidar de você. Entre em contato conosco.

Redes Sociais

Contato