A quadrantectomia, ou também conhecida como Cirurgia Conservadora da Mama, é realizada para retirar o tumor (câncer) que ainda está em fase inicial. Entretanto, a remoção é feita com margem de segurança, preservando a maior parte possível da mama. Deve, geralmente, também ser retirado o linfonodo (gânglio) sentinela para ser realizada uma biopsia.
Sem dúvida, muitas vezes, é a melhor alternativa para tratar em casos inicias de câncer de mama.
Veja também:
Além disso, permite que a mulher mantenha parte da mama, mas, em alguns casos, é necessária uma complementação com sessões de radioterapia. Assim, podem ser seguidas por tratamentos como, por exemplo, quimioterapia e hormonais, conforme cada caso.
Indicação da quadrantectomia
É indicada para casos em que a paciente:
- Não queira perder a mama;
- Está disposta a realizar radioterapia;
- Ainda não tenha feito a cirurgia conservadora e nem radioterapia;
- Tenha somente um tumor ou mais de um, entretanto próximos, evitando alterações maiores na mama;
- Não tenha determinadas doenças no tecido conjuntivo, como esclerose ou lúpus.
Estudos comprovam que, comparada à mastectomia (retirada total das mamas), são similares.
Antes e depois da quadrantectomia
Antes de realizar a quadrantectomia, a mulher deve conversar com seu médico para saber se é uma opção para seu caso e, além disso, ter uma ideia de como a cirurgia poderá mudar a aparência da mama. Quanto mais tecido for removido, maior será a diferença entre suas formas.
Depois da cirurgia, a paciente poderá retomar suas atividades de rotina em duas semanas. Alguns cuidados são necessários a fim de que a recuperação seja positiva. O médico deverá informar à mulher e à família como cuidar do local, se vestir, tomar banho, o que pode ou não comer, por exemplo. Assim como quando poderá voltar a usar sutiã normal, como reconhecer sinais de infecção e quando ligar para o médico.
Caso haja necessidade de uma grande parte da mama ser retirada, o médico deverá informar previamente a paciente, sabendo as opções viáveis para determinada situação, como realizar a reconstrução da mama afetada.