Retirada de Pólipos Uterinos

Retirada de Polipos Uterinos

Os pólipos uterinos, pequenas lesões tumorais, quase sempre benignas, normalmente são descobertos por acaso durante um exame de rotina por não apresentar sintomas. No entanto, em algumas mulheres, os sinais podem se manifestar em forma de sangramento vaginal, fluxo menstrual abundante e cólicas intensas.

 

Além disso, os pólipos têm relação com o potencial reprodutivo da mulher, pois há maior incidência de infertilidade e abortamento em mulheres que possuem esse tumor. Isso acontece porque, dependendo do seu tamanho, eles criam uma barreira que impede a fecundação do óvulo.

 

Veja também:

 

Por isso, a mulher que pretende engravidar deve procurar um profissional para fazer a retirada dos pólipos uterinos. Pacientes em idade reprodutiva que apresentam os sintomas ou no período pós-menopausa também podem realizar o procedimento.

 

Procedimento para retirada dos pólipos uterinos

 

O procedimento cirúrgico para retirada dos pólipos uterinos é simples, dura, em média, uma hora e normalmente a anestesia é geral endovenosa, onde não é necessária intubação, ou por vezes raquianestesia. O tempo de internação hospitalar pode ser de até 6h, mas varia de acordo com a quantidade e tamanho dos tumores que devem ser retirados bem como da idade da paciente.

 

A polipectomia atualmente é feita por vídeo histeroscopia, cirurgia sem cortes e, desse modo, não deixa cicatrizes. Um instrumento é inserido pela vagina, corta o pólipo e queima a parede do útero para não sangrar, usa-se correntes monopolares, bipolares ou laser.

 

Antes de decidir retirar os pólipos uterinos, a paciente deve conversar com seu médico. Principalmente quando não há dor nem sangramento, pois depende do estado de saúde da mulher e se existe ou não história de câncer anterior na família.

 

Pós-cirúrgico

 

Em geral, a recuperação após a cirurgia é rápida, mas existem cuidados que precisam ser tomados, como, por exemplo:

 

  • Evitar contato íntimo nas primeiras 2 semanas;
  • Tomar banhos rápidos e não deixar a água quente em contato com a área íntima;
  • Manter uma higiene adequada, lavando a região de 3 a 4 vezes por dia, utilizando água fria e sabonete íntimo;
  • Utilizar calcinha de algodão, trocá-la diariamente e substituir o protetor diário 4 a 5 vezes ao dia.

 

Caso a paciente sinta dor ou desconforto após a cirurgia, o médico poderá receitar analgésicos para alívio dos sintomas.

Equipe Médica

A Clínica Wajman conta com médicos especialistas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia,  Endocrinologia,  Reprodução Humana e Estética Íntima. Toda a expertise profissional para cuidar de você. Entre em contato conosco.

Redes Sociais

Contato