Passar pela menopausa e enfrentar os sintomas complicados desse período é uma tarefa difícil. Por isso, a terapia de reposição hormonal é considerada um tratamento eficaz no alívio dessas manifestações, que incluem ondas de calor, mudanças de humor e ressecamento vaginal. Além disso, ajuda a prevenir a perda óssea que ocorre nesta fase, melhorar a vida sexual e a qualidade do sono.
Algumas mulheres temem os efeitos colaterais que a terapia de hormônios pode causar. No entanto, quando bem indicada, depois de uma avaliação individualizada e minuciosa, esses efeitos tendem a ser minimizados.
Veja também:
Além disso, a terapia de reposição hormonal não é uma opção quando há histórico familiar de câncer de mama, de endométrio e colorretal ou de ataque cardíaco e AVC.
Como a terapia de reposição hormonal funciona?
Os sintomas que a mulher sente quando chega à menopausa são decorrentes do declínio hormonal que sofre, com diminuição da produção de estrogênio e progesterona, por exemplo. Portanto, quando essas manifestações surgem em nível moderado ou intenso, a terapia é indicada.
Existem muitas formas de fazer a terapia de reposição hormonal, seja combinando estrogênio e progesterona ou usando somente o primeiro. A escolha do que será utilizado, a dosagem, a forma de aplicar e o tempo de uso serão determinados pelo médico após uma avaliação criteriosa, levando em conta as necessidades individuais da paciente. Além disso, a mulher deverá ser avaliada periodicamente para ajuste da dose.
Formas de reposição hormonal
- Injetável: as aplicações podem ser mensais ou trimestrais. Eficaz para todos os sintomas da menopausa;
- Comprimidos: normalmente são feitos à base de estrogênio sintético e usados todos os dias;
- Adesivo e gel: tem vantagem de não interagir com estômago e fígado;
- Anel vaginal: pode ser trocado uma vez ao mês e libera menos hormônios no organismo, já que sua ação é local.
Procure um especialista e fique em dia com sua saúde. Os médicos da Clínica Wajman estão prontos para te ajudar. Entre em contato conosco!