Hipertireoidismo

nodulo de tireoide

Quando existe uma produção excessiva dos hormônios tireoidianos, o hipertireoidismo pode ser secundário à doença autoimune (Doença de Graves), adenoma único produtor (Doença de Plummer), bem como do aumento do volume tireoidiano com múltiplos nódulos produtores (bócio multinodular tóxico) ou ainda devido ao uso abusivo de hormônios tireoidianos. Além disso, é mais prevalecente em mulheres entre 20 e 50 anos de idade, mas também pode surgir em homens.

 

Veja também:

 

A doença pode ser desencadeada por uma série de fatores, como, por exemplo:

 

  • Resposta autoimune do organismo;
  • Excesso de iodo;
  • Ingestão inadequada de hormônios tireoidianos;
  • Presença de nódulos;
  • Alterações hormonais na gravidez.

 

Sintomas de hipertireoidismo 

 

Palpitação, sudorese, perda de peso, diarreia, cansaço e queda de cabelo são os principais. Além disso, quando associado à doença autoimune pode haver alterações visuais como, por exemplo, visão embaçada, dupla ou lacrimejamento ocular.

 

Diagnóstico

 

O diagnóstico é feito através da dosagem de TSH e T4l. Já a identificação de Doença de Graves pela dosagem do TRAB.

 

Quando os sintomas mais comuns estão presentes (perda de peso repentina, funcionamento mais acelerado do intestino, tremores, palpitação), fica mais fácil identificar a doença.

 

No entanto, o paciente pode apresentar sinais pouco específicos que podem indicar outro problema relacionado aos hormônios. Por isso é importante que o médico faça um exame físico para análise desses sintomas.

 

Tratamento de hipertireoidismo 

 

Existem três possibilidades terapêuticas e a decisão de qual delas será realizada é individual. Podemos listar:

 

  • Drogas antitireoidianas;
  • Radioiodoterapia;
  • Cirurgia.

 

Vale lembrar que pacientes femininas que foram submetidas à radioiodoterapia devem aguardar de 6-12 meses para a gestação. Além disso, homens devem esperar 6 meses para planejamento de gestação.

 

A cura do hipertireoidismo varia de acordo com o processo que levou à doença. Dessa forma, vale conversar com o seu endocrinologista para entender todo o processo. No entanto, geralmente é uma doença benigna que evolui bem ao longo da vida.

 

Fonte: SBEM

Equipe Médica

A Clínica Wajman conta com médicos especialistas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia,  Endocrinologia,  Reprodução Humana e Estética Íntima. Toda a expertise profissional para cuidar de você. Entre em contato conosco.

Redes Sociais

Contato