Existe uma infinidade de doenças que podem afetar a região íntima, entre elas, por exemplo, e uma das mais graves, é o câncer. De fato, é um problema que assusta, mas que, graças aos avanços tecnológicos, tem tratamento. Assim como muitas doenças que afetam essa área, o câncer genital é tratado por meio de cirurgia.
Cirurgia robótica para câncer genital
Uma das que tem sido muito utilizadas para este fim é a cirurgia robótica, assistida por um dispositivo computadorizado que é controlado pelo médico cirurgião. Assim, o aparelho pode ser programado para auxiliar o posicionamento e manipulação de instrumentos cirúrgicos.
Veja também:
O equipamento possui um console que funciona como uma base de controle, na qual o profissional principal fica sentado e manipula os braços do robô remotamente. Este, no caso, é dotado de braços para segurar os equipamentos que serão utilizados na cirurgia.
A precisão do robô oferece ao paciente uma série de vantagens. Em primeiro lugar, menor risco de sequelas. Em segundo lugar, a imagem é em 3D e em alta definição, assim a possibilidade de retirar apenas do tumor, preservando o órgão.
Indicação e benefícios
Os pacientes, principalmente os obesos, diagnosticados com câncer de reto e na região do pâncreas, por exemplo, são favorecidos. Isso porque trata-se de uma técnica minimamente invasiva que permite realizar incisões e cauterizações em áreas muito vascularizadas com mais segurança.
Os maiores benefícios da cirurgia robótica em casos de câncer estão na recuperação do paciente. Realizado por meio de pequenas incisões, o procedimento exige do corpo menor resposta ao trauma. Outras vantagens são:
- Menos medicamentos;
- Menos dor;
- Menor tempo de internação;
- Menor índice de mortalidade;
- Maior chance de preservação da fertilidade, no caso de jovens com câncer de colo uterino.