Neste texto iremos falar sobre o tratamento de endometriose, no entanto é importante, primeiramente, entender o que é a doença. Endometriose acontece quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo. Normalmente, ocorre na região pélvica, fora do útero, ovários, intestino, reto, bexiga e no peritônio (membrana que reveste a pélvis).
Tipos de endometriose
A doença é dividida em:
- Mínima;
- Leve;
- Moderada;
- Severa;
- Profunda.
Além disso, existe ainda a possibilidade de termos a endometriose de parede, quando aparece uma tumoração devido a implante de células, geralmente, pós-cesáreas realizadas e que, por isso, causam dor ou então sangramentos cíclicos durante os episódios menstruais.
Veja também:
É uma doença comum e, às vezes, pode ocorrer em gerações seguintes de uma mesma família. Embora, normalmente, a endometriose seja diagnosticada entre 25 e 35 anos, a doença, sem dúvida, pode começar em qualquer idade, pois há relatos de endometriose na infância.
Tratamento de endometriose
Antes que o paciente opte por um tratamento é necessário levar em consideração a idade do paciente, a gravidade dos sintomas, da doença e, por fim, se a mulher deseja ter filhos.
Os anticoncepcionais interrompem o ciclo menstrual e, assim, criam um estado similar à gravidez, ajudando, portanto, a impedir o progresso da doença. Isso porque as pílulas são compostas de estrogênio e progesterona, usadas de modo contínuo. Além disso podem ser usados progestagênios de maneira isolada, na forma de pílulas, injetáveis ou DIU.
No entanto, em outros casos, há indicação de medicamentos que impedem a produção de estrogênio pelos ovários, o GnRH, sendo limitado o uso por até 6 meses.
Além disso, procedimento cirúrgico é uma opção. A laparoscopia, por exemplo, pode ser utilizada para tratar lesões de maneira minimamente invasiva, removendo os focos, drenando os cistos endometriais e, sobretudo, retirando a camada que os reveste. Entretanto, em casos mais graves, há necessidade de retirar o útero, as trompas e os ovários, através da histerectomia.
Há casos da necessidade de se realizar cirurgias também em bexiga e ou intestino.
O tratamento cirúrgico da endometriose pode ser feito por:
- Método convencional;
- Videolaparoscopia;
- Robótica.