Tratamento de Prolapso Uterino ou Queda do Útero

prolapso uterino

Prolapso uterino é a descida do útero para o interior da vagina. É causado pelo enfraquecimento dos músculos e ligamentos do assoalho pélvico que, ao se tornarem distendidos e flácidos, saem de suas posições normais. Desse modo, a condição acaba por restringir as atividades habituais da mulher, impactando em sua autoestima e qualidade de vida.

 

Embora seja mais comum em mulheres idosas ou que passaram por partos normais, esse problema também pode surgir antes da menopausa e durante a gravidez.

 

Veja também:

 

Sintomas  

 

Em casos menos graves, o prolapso uterino não apresenta sintomas. No entanto, quando os sinais surgem, podem ser, por exemplo, dores na barriga, corrimento vaginal, sensação de algo saindo pela vagina, incontinência urinária, dificuldade em evacuar e dor durante as relações sexuais.

 

Tipos de prolapso uterino

 

O prolapso uterino pode ser classificado de acordo com o grau de descida do útero pela vagina:

 

  • Grau 1: quando o útero desce, mas o colo do útero não aparece na vulva;
  • 2: em que o útero desce e o colo do útero aparece junto à parede anterior e posterior da vagina;
  • 3: em que o útero está até 1 cm fora da vulva;
  • 4: quando o útero está mais de um 1 cm para fora.

 

Tratamento para prolapso uterino

 

O tratamento para o prolapso uterino é indicado de acordo com o grau de descida do útero. Fisioterapia específica e terapia hormonal são alternativas para aliviar os sintomas.

 

Entretanto, o mais indicado é o cirúrgico, principalmente nos casos mais graves. O procedimento é seguro e eficaz, e é indicado quando outras formas de tratamento não trazem resultado. A cirurgia pode ser feita com dois diferentes objetivos, conforme a orientação do médico:

 

  • Reparar o útero: nesse caso, o cirurgião coloca o útero de volta em sua posição normal, mantendo-o dentro da vagina ou através de um item chamado pessário (dispositivos de silicone são colocados na vagina e servem de apoio para os órgãos prolapsados). Ou ainda através de técnicas cirúrgicas, com ou sem a colocação de próteses, chamadas redes que ajudam a manter o útero no lugar. As técnicas cirúrgicas podem ser por cirurgia convencional ou videolaparoscopia;
  • Retirada do útero: nesse método, o cirurgião retira total ou parcialmente o útero. Geralmente é feito em mulheres, cujo prolapso é muito grave e que não apresenta mais vontade de engravidar.

 

O tempo de recuperação pós-cirúrgica varia de acordo com o tipo de cirurgia, mas, normalmente, é de cerca de 6 semanas. Durante esse período, a mulher não deve ter relações sexuais, precisa fazer repouso, evitar atividades físicas intensas e fazer consultas de revisão com o ginecologista.

Equipe Médica

A Clínica Wajman conta com médicos especialistas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia,  Endocrinologia,  Reprodução Humana e Estética Íntima. Toda a expertise profissional para cuidar de você. Entre em contato conosco.

Redes Sociais

Contato