O câncer de mama é um dos tumores malignos que se desenvolve por consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células que, assim, passam a se dividir de forma descontrolada. Além disso, este é o tipo da doença que mais afeta mulheres no mundo, embora também apareça em homens mais raramente.
Veja também:
Fatores de risco
- Histórico familiar de câncer de mama;
- Idade entre 40 e 69 anos;
- Menstruação precoce;
- Menopausa tardia;
- Reposição hormonal;
- Colesterol alto;
- Obesidade;
- Ausência de gravidez;
- História pessoal de câncer.
Tipos de tumores malignos na mama
Os tipos mais comuns do tumor maligno de mama são:
Carcinoma ductal invasivo
É o tipo mais comum, que se instala no ducto mamário. Assim, quando em estágio mais avançado, destrói a parede desse ducto e, então, se expande dentro do tecido adiposo das mamas. No entanto, se não for diagnosticado e tratado, o carcinoma se espalha para várias outras áreas do organismo através do sistema linfático bem como da circulação sanguínea, diminuindo as chances de cura.
Carcinoma ductal In Situ
Este é o estágio inicial do câncer de mama. Portanto, nessa fase as células cancerosas estão no interior dos ductos e ainda não se espalharam. Desse modo, o risco de afetar outros tecidos e órgãos é pequeno. Em geral, os protocolos de tratamento são mais tranquilos.
Carcinoma lobular invasivo
Costuma se instalar nos lóbulos mamários das duas mamas e, além disso, pode estar associado ao surgimento do câncer no ovário. É um tumor mais difícil de ser descoberto e com altas chances de afetar os tecidos ao redor do lóbulo, assim como de se espalhar pelo organismo.
Carcinoma lobular In Situ
É considerado o segundo tipo de câncer de mama mais comum entre as mulheres. Nesse sentido, as células cancerígenas começam a crescer dentro dos lóbulos das glândulas responsáveis pela produção de leite. Entretanto é menos agressivo e mais fácil de ser tratado.
Doença de Paget
É o tipo mais raro de acontecer. Este tumor se desenvolve no tecido conjuntivo das mamas como, por exemplo, nas auréolas e nos mamilos. Além disso, a pele da região costuma ficar avermelhada e inflamada com a formação de uma espécie de crosta. Apresenta sintomas como dor, sensação de queimação, sensibilidade e coceira. No entanto, em alguns casos, não manifesta sinais definidos. Quando está em estágio mais avançado pode, sem dúvida, se espalhar para outras áreas do corpo.
Tratamento para tumores malignos
A cirurgia é o tratamento mais comum, pois tem o objetivo de retirar o máximo possível do tumor com margem de segurança. Existem alguns tipos de procedimento:
- Quadrantectomia: (retirada de um quadrante da mama);
- Mastectomia parcial: que retira somente a parte da mama que contém o tumor; Mastectomia total: em que toda a mama é retirada;
- Adenomastectomia: retirada de toda a glândula mamária preservando a pele e ou aréola e mamilo.