Vitamina D

vitamina d

Vitamina D é um assunto que intriga todas as especialidades médicas e pacientes. Ainda que muitos não saibam, não é apenas uma “vitamina”, mas, sim, um HORMÔNIO produzido pela pele através da exposição solar.

 

Mas, afinal, por que é tão importante?

 

É fundamental na absorção do cálcio intestinal, no metabolismo de formação e reabsorção de osso e na regulação do PTH (hormônio produzido pelas paratireoides). Entretanto, devido à sua ação no metabolismo ósseo, a deficiência de vitamina D pode ser um dos fatores associados à osteoporose. Além disso, tem função essencial no equilíbrio de vários órgãos como, por exemplo, intestino, ossos e rins, e células do corpo.

 

Veja também:

 

Como eu sei qual o nível ideal de vitamina D para mim?

 

Ainda não existe um consenso, mas o ideal é estar entre 20-30mg/dl. Em pacientes com osteoporose, no entanto, o valor ideal é maior que 30mg/dl.

 

Alguns fatores estão ligados ao maior risco de desenvolver déficit dessa vitamina. São eles, por exemplo:

 

  • Indivíduos que não se expõem ao sol ou estão contraindicados;
  • Obesos;
  • Diabéticos;
  • Pacientes com câncer;
  • Uso de medicações que podem interferir em sua produção;
  • Situações em que ocorre má absorção de nutrientes, como doença inflamatória intestinal ou logo após cirurgia bariátrica;
  • Portadores de doença renal crônica;
  • Indivíduos acima dos 60 anos.

 

Deficiência ou excesso de vitamina D

 

É de suma importância o uso de forma adequada da vitamina D. A deficiência da vitamina é chamada de hipovitaminose e, nesse sentido, pode ser observada em pessoas que tenham pouca exposição ao sol, insuficiência renal ou doenças disabsortivas intestinais. Em crianças, no entanto, esse problema pode resultar em raquitismo, doença que ocorre devido a mineralização inadequada do osso durante o crescimento.

 

Em adultos, a deficiência grave pode causar osteomalácia, que consiste em falha na mineralização da matriz orgânica do osso. Assim, resulta em ossos fracos, sensíveis à pressão, fraqueza nos músculos proximais e frequência de fraturas.

 

Já a ingestão excessiva de vitamina D é denominada hipervitaminose, que causa fraqueza, náuseas, perda de apetite, dor de cabeça, dores abdominais, câimbras e diarreia, por exemplo. Além disso, quando mais grave, pode provocar insuficiência renal grave. Dessa forma é de extrema importância o uso adequado de vitamina D.

Equipe Médica

A Clínica Wajman conta com médicos especialistas nas áreas de Ginecologia e Obstetrícia,  Endocrinologia,  Reprodução Humana e Estética Íntima. Toda a expertise profissional para cuidar de você. Entre em contato conosco.

Redes Sociais

Contato